USP recebe coleção com 12 mil vozes de personalidades da História

Biblioteca do MPT/RN

 Hitler, Santos Dumont, Einstein são algumas das vozes raras que fazem parte da 'Vozoteca' Foto: DivulgaçãoHitler, Santos Dumont, Einstein são algumas das vozes raras que fazem parte da ‘Vozoteca’ Divulgação
RIO – Luiz Ernesto Kawall, 85 anos, é um homem que ouve vozes. Milhares delas. Podia ser um caso psiquiátrico, mas é só uma história inusitada. Há mais de 50 anos, Kawall resolveu começar uma coleção: não de selos, moedas ou cartões-postais, mas com registros da voz humana. O nome? Vozoteca LEK, as iniciais de seu criador.
No total, são cerca de 12 mil registros, não só com músicas, mas também discursos, entrevistas e depoimentos. Raridades como as vozes de Santos Dumont, Antoine de Saint-Exupéry, Hitler, Washington Luiz, Thomas Edison e vários outros.
Pensando na posteridade de seu acervo, Kawall decidiu doar a Vozoteca para o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). A transferência, negociada no ano passado, acaba de ser concluída. As vozes chegaram à instituição há menos de…

Ver o post original 110 mais palavras

Deixe um comentário